quarta-feira, 4 de maio de 2011

Um filho com Alergia Alimentar - Parte I

Pois eh, levei um susto quando vi a data da minha ultima postagem. La se foram quase 30 dias. O motivo? Tentando me (nos) adaptar a descoberta de uma alergia no Tiago. Vou tentar lembrar do comeco, laaaaa do comecinho, quando Tiago nasceu. Pois bem... Cacula sempre, desde a maternidade mamou no peito (inclusive, na maternidade assinei termos e termos recusando que qualquer leite artificial fosse oferecido a ele, por qualquer motivo) e assim foi feito. Ele ficou EXCLUSIVO  no meu peito por 6 meses, quando, a partir dai, a introducao lenta e gradativa de alimentos se deu, exatamente como manda o figurino (tendo ele, largado o peito com 11 meses). O que quero dizer com isso, eh que a amamentacao exclusiva, desmame tardio e introducao gradativa dos alimentos, infelizmente, nao impediram que ele desenvolvesse uma alergia alimentar.

Na verdade, desde sempre, desde bbzinho (quando soh mamava no peito), ele apresentava uma alergia na pele que nao cedia, e os medicos disseram ser eczema, coisa simples, proprio das criancas nascidas por aqui, por causa do clima e tal, e com o tempo iria embora. Nao foi. Ele apresentando carocinhos vermelhos pelo corpo todo e da-lhe creme, locao, sabonete, reza braba, etc. Nada resolvia. Em alguns lugares do corpo, a situacao era pior, chegava quase a ferir. "Pois muito que bem", eu me arretei (como diria uma amiga), cheguei o medico na parede, porque no braco do Tiago, duas feridinhas se formaram e ficou feio mesmo. Chegava a purgar. Dai, o medico pediu um exame de sangue (ate entao Tiago sempre comeu de tudo, tudo mesmo) e dai, a bomba: Tiaguinho, o bom de garfo, tinha alergia severa a wheat (trigo, gluten, qualquer coisa que o valha) e uma mais branda a ovo.

A essas alturas do campeonato, eu ja tinha lido, relido, estudado, decorado e surtado, pensando que ele pudesse ter Doenca Celiaca, que eh a intolerancia permanente ao Gluten, porem, com implicacoes mais serias, tais como, ma absorvicao de nutrientes la no intestino delgado, e mais um monte de coisa, cujos sintomas, ele se encaixava em alguns e, definitivamente, nao se encaixava em outros, como perda de peso, diarreia constante, feridas em lugares especificos (ele nao tinha nesses lugares) e difuculdade pra andar (por causa de dor nas juntas). Isso nao se encaixava. Mas eu, negativa ate a raiz do cabelo, me apeguei a ideia. Foi punk.

Vou pular a alergista, que tambem suspeitou de Doenca Celiaca. Mandou que eu fotografasse as lesoes dele e pediu um exame especifico, no caso das mesmas nao sumirem com o uso de um antibiotico e o nao uso de Trigo e derivados na dieta dele. Mas gracas a Deus, sumiram, com o antibiotico e o cuidado extremo com a alimentacao.

Volto depois, pra Parte II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário