quinta-feira, 26 de maio de 2011

Livro? Manda pra mim.

Entao, hoje eu vou lancar oficialmente a campanha ENVIE UM LIVRO (pra mim, no caso). Adoro esse negocio de pegar o livro na mao (nada contra as novidades tecnologicas), mas escrever seu nome na contra-capa, ler a dedicatoria de quem mandou e anos depois, ainda te-lo, nao tem preco.

Eu amo ler desde sempre, heranca do meu avo materno, que nao juntou fortuna durante a vida, mas tinha uma biblioteca invejavel. Alias, se tenho uma lembranca do meu avo, eh essa, de ve-lo sempre dentro da biblioteca que tinha em casa (la em Jatai), lendo e escrevendo, com os oculos em cima do nariz. Sem falar que ler te faz viajar, conhecer lugares, culturas, aumenta o vocabulario, favorece a fluencia e eh imprescindivel pra quem gosta de escrever, como eu. Nao. Nao eh imprescindivel SOH pra quem gosta de escrever, eh imprescindivel pra qualquer um. Vamos combinar.

Quando eu era adolescente, gostava muito mais de ganhar e comprar livros do que qualquer outra coisa. Livros, livros, e livros. Eu tinha alguns "fornecedores" de livros, gente que emprestava, que dava, que recomendava. Tinha a Tia B, que me emprestava muitos e dizia: "Eu empresto, mas ve se devolve, porque aqueles outros vc nao devolveu". Tinha isso, eu nao tinha muita disciplina na hora de devolver. Era como se a gente (eu e o livro) tivessemos desenvolvido uma relacao de afeto e assim, devolver, era uma ruptura pra mim. Tia Ze, que era minha socia mesmo, a Sonia (mae da Fernanda), que tinha sempre os ultimos lancamentos em tudo e a propria Fernanda. Os livros foram, sem duvida, uma das nossas muitas afinidades.

Entao, que deve vir dai, o meu amor profundo e respeito imediato por quem escreve bem. Gente, eu morro de amores por qualquer individuo na face da terra que escreva bem. Sim, qualquer um. Se o cara for um babaca mor, mas escrever bem, eu ja concordo com tudo que ele disser. Hahahaha.

Eh com imenso orgulho, inclusive, que vejo que Dudu tambem ama ler. Le todos os dias, nao por obrigacao, mas por prazer mesmo. Esta quase terminando Harry Potter, que acho uma leitura bem complexa pra uma crianca de 7 anos, mas se ele curte, ta beleza. Certamente, eh um dos fatores que faz com que ele se sobressaia em sala de aula, por exemplo. Nao tem erro, um bom leitor eh um bom escritor. Funciona assim.

Alias, quer me matar, eh ler perolas ortograficas (nao que eu nao as tenha. Ate tenho, mas nao eh facil achar nao, modestamente). E a internet, com suas redes sociais, favorece o aparecimento. Hahahaha. Gente, eh tanto "anciosa", "agente", "pressiso", "durmi", "genti", menas", "mindingo", "estrupo", "quizer". Oi? Para tudo!! Para. Vamos conversar. Nao pode! Escrever errado eh feio, reduz a credibilidade e cansa a beleza de quem le. E a pontuacao? Tudo bem que nao precisa amar as virgulas, como eu as amo, mas esquece-las completamente, eh pecado. Pode nao! Tem coisa que as pessoas postam, que eu preciso ler e reler inumeras vezes, pra entender o que quer dizer, dentro do contexto, porque ou eh ausente de pontuacao ou a pontuacao ta em lugar errado, mudando totalmente o sentido da frase. Sabem um santo remedio pra isso? LER. LER MUITO. LER TUDO. Ficadica.

E nem vem com a desculpa de que "ah, fulano nao teve estudo" . Nao. Foi preguica de ler. Meu pai mesmo, nao teve "estudo". Estudou ate a antiga 4 Serie e foi o cara mais culto que eu conheci. Mas lia, lia muito, lia tudo. E escrevia, fazia palavras cruzadas e conversava com as pessoas. E se falasse errado perto dele, ai, ele dizia que doia os ouvidos e a nos, os filhos, nao deixava passar, corrigia no ato! E essa foi uma das herancas que meus pais nos deixaram. Meus irmaos sao bons com as palavras, com as letras, com a fluencia.

Na verdade, a "Campanha Envie um Livro" tem endereco certo. Eh pros meus tios, primos, amigos, sobrinhos, irmaos, agregados, compadres, comadres, etc. Leu um livro bom? Gasta um troco, vai no correio mais proximo e manda pra mim. Nao doi nao! Ou entao, vai na livraria mais proxima, gasta mais um pouquinho, compra um "zero bala", vai no correio e manda aqui pra "nois". Se quiserem sugestoes, nao se acanhem. Perguntem e eu falo, ta?

Biblioteca? Aqui tem. Mas eu ja li todos os titulos em Portugues que me interessavam. Todos. Sem excecao. Vale esclarecer, que eu nao gosto de ler em Ingles. Eu ate leio, se nao tiver jeito, mas me cansa. Cansa porque eu nao sou fluente, cansa porque nao eh minha lingua materna e tambem porque a hora da leitura, pra mim, eh de relaxamento e nao de esforco. Ter que ler uma frase mil vezes, parar pra procurar palavra no dicionario. Nao rola. Entao eh isso. Manda la, ta? Quem nao tiver meu endereco, eu mando por e-mail. Ahhh! Cada livro que chegar, eu posto uma foto, falo quem mandou e depois comento a leitura. Se eu nao falar nada, eh porque ninguem mandou. Hahahaha.

No aguardo.

P.S: Tipaulo, eu ainda vou corrigir aqueles erros, ta? Alias, eu ja esqueci quais sao. Um deles eu sei que foi: "casada a 9 anos". Pode nao. Seria "casada ha 9 anos", nao eh isso?

Um comentário:

  1. Sobrinha, tá seguindo um livro semana que vem. E, vamos combinar, o comentário do livro tem que vir logo em seguida com foto e tudo.
    Tô gostando de ver a disposição.
    Continue mandando bala, garota.

    ResponderExcluir